7.17.2007

WCT – Jeffreys Bay, Africa do Sul – 11 a 22 de julho de 2007

POR CARLOS TOLEDO



Comparando:
No correr nas ondas, Jeffreys Bay, ou J-Bay, pode ser comparada a um dos templos sagrados do automobilismo: o Autódromo de Monza. As retas longas, aceleração, derrapadas, curvas de alta, de baixa e as batidas fazem essa onda ser considerada um circuito perfeito, veloz e de grandes emoções. Sem esquecer dos tubos, que a imaginação compararia às ultrapassagens da Fórmula 1. Não há vitória sem os tubos de J-Bay. São eles que garantem a ela o título de umas melhores direitas do planeta.

Analisando (no momento já estamos no final do round 3):
Quinta etapa, o ranking com Eugenio na frente, Damião depois, mas carta fora nessa etapa (já perdeu), Irons chegando, Taj perto, Joel também e o Kelly Slater em sexto. Todos esses 5 surfando de frente e muito. Meu favorito é o Octopus, que já venceu 3 vezes lá em outros anos e deve estar com a mesma vontade do Eugenio, que defende o título, e do Irons, que já venceu em outro ano. Esses dois estão com a faca entre os dentes.
Mas quem viu Occy em 84 com apenas 18 anos desenhar com as quilhas e bordas em J-Bay - uma pintura - vencendo nomes de pesos da época e redesenhando o cenário do surfe mundial não descartaria os goofys. Martinez é meu favorito de costas nessa etapa.
Dos brasileiros, sobraram Dorneles e Mineiro e são favoritos também. Acredito que Mineiro, se fizer a linha, vai longe, junto com Dorneles, que se encaixa bem no expresso.

Abaixo, na falta das imagens de Occy em 1984, segue trailer de seu documentário.

6 comentários:

Unknown disse...

O único brasileiro classificado para o quarto round (após eliminar, com maestria, o havaino Bruce Irons, irmão promissor do tri-campeão Andy Irons) é Adriano Mineirinho de Souza, nossa grande esperança verde e amarela. Mineirinho ainda está ganhando experiência no circuito, mas, ao meu ver, ainda vai dar muito trabalho aos gringos... Quem está surfando muito nesse evento, além das feras de sempre (slater, parko, fanning the fire e andy irons), é danny wills, um australiano que vem correndo por fora, com extrema facilidade, velocidade, leveza e fluidez...

Unknown disse...

Carlinhos.
Parabéns pelo seu artigo.

Go ahead.

Unknown disse...

J-BAY está pequeno e o evento foi adiado para amanhã. Vi as imagens da última bateria do Mineirinho e ele está surfando muito, com segurança, fluidez e pressão nas rasgadas... O adversário dele é difícil: um australiano que encaixa bem as manobras e com pressão... Mas não é bicho-papão (que nem slats, parko, andy e eugenio) -- Mineirinho vai passar se surfar bem e com radicalidade (sem medo de cair, com confiança)...

Godum disse...

Concordo com Carlinhos,a surpresa desse cmapeonato pode ser o Danny Wills,alem de ter surfado muito as outras baterias pega o "esforçado" Travis Logie,um dos estilos mais feios do WCT.É esperar e ver.

GusBomba disse...

Dá-lhe Carlitos Toledo,
Fera braba "regular" e chará do Carlos Leite.
Nóis capota mas não breca...
Pena que o gás do SL8R acabou antes da final.
Parabéns pelo texto e pro Taj que vôou com a prancha de longarina parabólica.
http://www.firewiresurfboards.com/

Anônimo disse...

Boa Carlito's!
Se Monza é J-Bay, Mônaco seria qual etapa?
abraço!