7.31.2007

Surfe é rip (O rejuvenescimento do ser na era do ter.)

POR MÁRCIO MUSA, O MUSINHA - FOTO: VAVÁ RIBEIRO



Outro dia, fui surfar com um amigo meu, que já surfou bem nos anos 80/90, mas ele estava totalmente fora de forma. Pai de uma filha, advogado e acima do peso, estava sem remada alguma, sem rip, há meses sem molhar a prancha Joca Secco (já empoeirada) na água.
Após ter colocado "pilha" para a sua volta triunfante ao surfe, ele aceitou meu convite e fomos surfar no meio da Barra, Rio de Janeiro. As ondas, nas séries, tinham cerca de 1 metro e meio e abriam (algumas fechavam, vamos ser francos) com pouco vento e maré cheia.
Não foi tão fácil, pois ele estava fora do rip. Há uma espécie de sintonia com as ondas, ou você se encaixa, se acha no mar, ou não, fica boiando, meio perdido, sem ação. O mar te cobra atitude, decisões imediatas e remada em dia.
É o famoso binômio ônus & bônus: Sem remada, sem recompensa. Com remada, com êxito na performance.
Ricardo Martins, um grande e conhecido shaper carioca, declarou há muitos anos (nunca me esqueci disso): "Você deve manter a remada em dia, surfando (quando der) mesmo nos dias horríveis, para poder surfar bem nos dias bons e perfeitos. Sem remada, não há muito prazer nesse esporte, pois você apanha o tempo todo do mar, que passa a ser um incômodo."
Creio que duas ou três vezes por semana (quando muito) é suficiente para que um pai de família, trabalhador, mantenha a sua remada em dia.
Falo de surfistas um pouco mais experientes, mas que não ficam na areia moscando, enquanto a vida passa. Estudamos, trabalhamos, educamos os nossos filhos, mas o segredo da energia/inspiração/motivação para o dia-a-dia é através do rejuvenescimento dentro d'água, em contato direto com a mãe natureza. Um mês fora d'água, nem pensar. 10 DIAS sem surfar, você já deve ficar preocupado e ligar o alerta vermelho para não ficar enferrujado, oxidado.
Quando mais ferrugem, menor a motivação de voltar ao surfe. Você cai numa espécie de marasmo, de acomodação perigosa. Daí vem a barriga de chopp, a falta de ânimo, o stress, a fadiga, enfim, a falta de vibração/energia do ser. Vem a bola de neve de conseqüências ruinosas. Sem rip, sem inspiração, sem metas e sem sonhos, a vida fica mais pesada, mais depressiva e desgastante.
Por isso, não deixe a vida te levar. Não se leva nada dela também, mas você pode levá-la mais leve. Os momentos ficam, as ondas passam e o tempo voa. Cedo ou tarde, sua jornada chegará ao fim. Não fique pensando muito, parado e inerte, pois, assim, jamais sairá do lugar. Você pode dar o primeiro passo, colocar a prancha no carro, tomar uma atitude e voltar a surfar.
Mas só voltar ao esporte não basta.
Lembrem-se de que é preciso manter o rip. Surfe é rip.

6 comentários:

Godum disse...

Márcio Musa,um ser a frente do seu tempo.Não só acredita sobre o que escreveu ,ele realmente faz. Mantem,a anos,uma média inacreditável de dias surfados por mês.E olha que ele chega sábado as 13hrs com vento leste bombando!!!!
Um ícone.
Um abraço,
Godum

Anônimo disse...

Tive o prazer de ver o começo desse Blog, vira e mexe dou uma lida nele, mas até agora não tinha participado de fato. Agora vai. Fui obrigado a deixar esse comentário aqui depois de copiar e mandar esse artigo para meu irmão mais velho, surfista enferrujado dessa mesma geração. Concordo com tudo e mais um pouco, que ficou escondido nas entrelinhas.
Sensacional!

Abraço, Bam.

Anônimo disse...

Isso aí Godum ! Musinha é muito clássico. Com ele não tem tempo ruim. Parabéns pelo texto Musinha. Inspirador.
Abraço,
Carlinhos

Paulo Musa disse...

Márcio parabéns pelo texto , relevante , claro, cristalino , verdadeiro. Esta noção sobre o Surf como Vida e não como escape está muito correta. Para mim que estou a quase sessenta dias sem entrar na água devido a uma sinusite resiliente, soou como um incentivo para a inevitável "surra" que levarei do mar quando voltar.
Abraços ao Maravão,negão,Quitombeiro, vaqueiro Márcio.
Paulo Musa.

Anônimo disse...

Grande Musinha, você tem toda razão quando diz que surf é Rip, tem que manter alguma frequência de caída.É realmente mais crítico manter as caidas tendo que ser pai, marido, estudando e trabalhando, tendo rotina....
Mas quando a preguiça estiver quase vencendo, e você vai perder outro dia de surf por vários motivos, que várias vezes podem ser evitados, podemos lembrar das alegrias que esse esporte nos tras, da conexão direta na veia que ele faz com a nossa juventude, com os valores mais "puros" e mais naturais.
Valeu Musinha, sábias palavras para serem lembradas e colocadas em prática.
Boas Ondas,
Rodrigo Zardo

Marcio Mussa disse...

O cara tem o mesmo nome que eu afff
Marcio Mussa