8.03.2007

E o Inside? Tem Dono?

POR GIOVANNI BISCARDI - FOTO: VAVÁ RIBEIRO



Se remar na melhor da série eu torço para cair! Os que me conhecem sabem que é verdade. Mas antes de ser esculachado pelos blogueiros de plantão, gostaria de me justificar...
Durante anos surfei no Meio da Barra, no pico mais conhecido por 3.100 devido à localização em frente ao condomínio de mesmo número na Av. Sernambetiba. O crowd no 3.100 era uma atração a parte. Tinham os locais legítimos que moravam em frente ao pico, tais como Sérgio "Fedelho" Noronha, Guto Carvalho, Marcos ADN e Roberto Casquinha. Mas o interessante mesmo era a presença de um grupo de surfistas que vinha de longe, na maioria das vezes do bairro da Tijuca, que conseguiram se tornar locais do 3.100 na base da raça. Eles chegavam de Fusca, de 233 (linha de ônibus que liga a Tijuca à Barra) ou de moto. Dentre tais "haoles residentes", o expoente sempre foi o eterno ídolo Dadá Figueiredo, um dos surfistas mais respeitados da história do surf brasileiro.
Da minha parte, estava na fase de aprendizado. Portanto, observar os grandes talentos do 3.100 fluindo na água era tão importante quanto assistir o Tom Curren no Realce. Por conta disso, passei horas e horas da minha adolescência em frente ao pico, observando surfistas de renome nacional batalhando pela melhor direita da série.
No entanto, desde cedo notei que as melhores ondas não eram aquelas surfadas pelo pessoal que se degladiava no outside em busca da maior do dia. Para mim, a mágica estava nas ondinhas menores surfadas pelo Dadá Figueiredo no inside...
Você acha impossível que uma direita da série bem surfada pelo Fedelho pudesse ser ofuscada por uma merreca surfada pelo Dadá no inside, não? Pois para mim era...
Velocidade, várias batidas na cara, 360ºs e os famosos laybacks...essas ondas do Dadá fizeram nascer em mim a verdadeira paixão pelo surfe. A combinação Dadá Figueiredo e inside do 3.100 era perfeita. Vou além...o Dadá do inside botaria na kombi o Dadá das maiores da série em quantas baterias virtuais fossem possíveis imaginar.
O pior de tudo é que lembro de ter sido, ainda moleque, rabeado por todos os grandes surfistas do pico, mas nunca pelo Dadá. Ou seja, o inside sempre teve dono e o Dadá tomou posse de forma mansa e pacífica, mesmo estando sempre mais para o "rabo" da onda.
Depois de anos de inside no 3.100, tendo experimentado insides internacionais como o de Sunset, Señoritas, Haapiti e Macarronis, não fico nem um pouco acanhado em dizer que me especializei na arte de surfar o "quebra coco". Tudo isso sem fama de rabear.
O segredo é simples. Além da arte de surfar, aprendi com o Dadá Figueiredo o famoso olhar "233". Aquele meio de lado, já saindo, indo embora, louco pela onda, que derruba qualquer um. Esse só aprende quem cruzou o Alto da Boa Vista de ônibus em direção ao mar, equilibrando a prancha na roleta.
Com ele faço a melhor parafina ficar escorregadia e a melhor quilha ficar instável. Dificilmente alguém consegue conectar o inside! Nesse momento eu viro o bico, dou duas remadinhas de leve e é só alegria!

8 comentários:

Anônimo disse...

Clássicooooo Dom Bento !!! Muito maneiro o texto. Não é a toa que sempre tem um 360 nas tuas ondas. Valeu. Grande abraço.
Carlinhos

Godum disse...

Dadá juntamente com Fabinho ,os dois maiores talentos do surf brasileiro.
Biscardi King of the Inside,um ícone,fez final e levou o La Dolce Vita Invitational.

Felipe Luchi disse...

Fico impressionado com as contribuições da galera para o Chasing. Sempre sinceras e relevantes. Prova que esse blog é resultado do paixão coletiva pelo surfe e não do transtorno obsessivo de autor.
Obrigado Giovanni, Lambresi, Carlinhos, Godum, JJ e Musinha.

Anônimo disse...

SENSACIONAL!!!! The King of the inside!!!
Quantas bateras Dom já não levou de nome famosos, no inside que só ele conhece. ASBT, ASJO, Circuito Grommets organizado por Beto Farah!, OP Pro 86! entre outros. Puxava o 233 na Saes Pena, sacava a prancha na capa de cobertor cinza e dropava no 3.100. Classico!!!

Anônimo disse...

Vibrei !!! Quando vóvous vinha lá de trás em Macarronis, Dom Bento já lançava o olhar 233 e vóvous mamulengo levava uma lipada na cara e caia. hahahahahah. Valeu.
Abs,
Carlinhos

Unknown disse...

os kings of the inside are kings of the inside!!!! nem todos tem paciência para esperar a série. Eu não tenho, como don bento!!!!

Anônimo disse...

Em macarronis, thunders, rags, lances, nipussi e burger sempre mas pra dentro fazendo juz ao premio king of the inside.

Abraço,

Bizo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.