6.30.2007

Quilhas - História ( Parte I )






Até metade dos anos 30 do século passado, o surfe cambaleava entre o desaparecimento total e a insignificância. Os poucos praticantes desse esporte, banido pelos colonizadores europeus que tomaram conta do Havaí, surfavam em pranchas gigantescas, pesadas e sem quilhas, o que lhes permitia apenas seguir a onda em linha reta, no sentido da areia. Na tentativa de garantir o miínimo de navegabilidade, muitos colocavam o pé de trás para fora da prancha, improvisando, dessa forma, um pequeno leme com o próprio corpo. Quando não, podiam contar apenas com as rabeta ponti-aguda (foto), que, mergulhada n'água, ajudava muito pouco a dar-lhes direção. O surf parecia, assim, caminhar para o esquecimento total, se não surgisse nesse momento Tom Blake (foto), o homem que, sozinho, pode ser considerado o responsável pelas inovações que mudaram completamente a paisagem das praias do mundo e que instituiram um novo conceito de vida para milhares de pessoas. Graças a Blake, o surfe deixou de ser uma curiosidade primitiva para se tornar, mais que um esporte, um dos motores culturais, moldador do comportamento humano, mais importantes da atualidade.
Hoje, é praticamente impossível se chegar em algum lugar do globo sem que ali se encontre a presença de uma comunidade local surfista. Esse feito se deve a três invenções de Blake que, nessa ordem de aparecimento, mudaram tudo: primeiro, Blake reiventou a prancha, desenvolvendo um modelo menor para a época - 15 pés, mais leve, estreita e muito mais manobrável. Logo depois inventou a quilha, inspirado no desenho de uma bolina que tirou de um pequeno barco encalhado na areia. Finalmente, desenvolveu a caixa-estanque, dispositivo onde o fotógrafo poderia proteger sua câmera da água, inventando a fotografia de surfe, que garantiria ao esporte nada menos que a fenomenal relevância cultural que possui.
A primeira quilha desenvolvida por Blake, conhecida como a SKEG, tinha 1' de base por 4", era feita de metal e, segundo palavras do próprio Blake "Só tornou-se realmente efetiva dez anos depois, quando as pranchas ficaram menores e mais leves". Um dos principais componentes na evolução e aplicabilidade das quilhas foi o experimentalismo e o próprio Blake rapidamente passou a considerar novas formas e materiais na sua fabricação.
10 anos após sua invenção, a SKEG adquiriu, na mão de Bob Simmons, o seu desenho final, agora mais profundo e com mais área, que permaneceu praticamente intocado desde então. Ao mesmo Simmons podemos atribuir, ainda nos anos 40, a invenção do uso de múltiplas quilhas numa mesma prancha, mais precisamente a biquilha (foto).
Nada aconteceu nos 20 anos seguintes até que, na metade dos anos 60, o californiano George Greenough, inventor, surfista de kneeboard e praticante de matresses surf (surf praticado com colchões de ar, resgatado ao olhos do público atual no filme Sprout, de Thomas Campbell), chegou no desenho, inspirado nas barbatanas do atum azul, da quilha que temos hoje como default para pranchas monoquilhas: base mais estreita, mais longa e curvada e muito mais profunda. Graças a ele, passou-se a perceber a relevância da área da quilha e de sua curvatura para um melhor desempenho.
Nos anos 70, o conceito da biquilha, primeiramente desenvolvido por Bob Simmons voltou a tona graças a uma nova forma de se pensar as pranchas: a fish de Steve Lis. Menor e mais "gordo", esse desenho dispensava a necessidade de quilhas mais profundas cujo principal benefício era agarrar a rabeta da prancha dentro d'água. Mark Richards foi o primeiro a adotar esse novo modelo, levemente modificado por ele, em competições internacionais e suas rasgadas radicais, jamais presenciadas até então, lhe garantiu 4 títulos mundias consecutivos, de 79 a 1982. Continua.

Tom Blake, o primeiro surfista moderno,
faleceu aos 92 anos em seu estado natal, Wisconsin.

Um comentário:

Kadu disse...

Parabéns pela iniciativa, cultura surf é fundamental para sabermos de onde viemos. Em Wavetoon estamos brincando com isso. Da uma olhada no passado em Wavetoon.(os primeiros posts desta seção)Blake foi fundamental para a história do surf por lá.
http://wavetoon.blogspot.com/search/label/03%20O%20PASSADO%20EM%20WAVETOON
abraço
e Parabéns
George
www.wavetoon.blogspot.com